sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Dia seis de novembro de 2015 a [“Terra Treme”]…

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) vai voltar a promover o exercício público de preparação para o risco sísmico «A terra Treme», no dia 6 de Novembro, às 11h06.

 Vamos começar este artigo com uma breve explicação do que é um terramoto.

 “Terramoto - (ou sismo) é um termo que vem do Latim “terrae motu” significando “movimento da terra”. O terramoto é um fenômeno natural caraterizado por um forte tremor de terra resultante de fatores como o encontro de diferentes placas tectônicas  (blocos que formam a crosta terrestre), falhas geológicas, ou ainda, atividade vulcânica.

Os terramotos são também chamados de abalos sísmicos ou tremores de terra. Um abalo sísmico resulta da dinâmica interna da Terra, que libera rapidamente grandes quantidades de energia e produz ondas elásticas (vibrações) que se propagam por toda a Terra.

Alguns termos relacionados com terramotos são: hipocentro  (ou foco real), onde é originado o movimento e epicentro, que é a parte da superfície da crosta terrestre que é afetada de forma mais intensa”.

 A magnitude de um sismo é designada pela quantidade de energia liberada no hipocentro, normalmente medida através das escalas logarítmicas de Richter ou Magnitude de Momento (MMS). Quando a magnitude atinge valores superiores a 6 graus, os efeitos dos terramotos podem ser devastadores nomeadamente em lugares residenciais. A mais elevada magnitude até agora registada ocorreu no Chile, em 1960 com o valor de 9.5 graus na escala de Richter.

 Hipoteticamente falando. E se a Terra Tremesse no dia 6 de novembro? Quais as atitudes a ter Antes, Durante e Depois do Sismo?

Antes de um Sismo:
- Ter em casa, um extintor de incêndio, um kit de primeiros socorros, um rádio a pilhas, uma lanterna e pilhas extras;
- Aprenda algumas técnicas básicas de primeiros socorros;
- Aprenda a desligar o gás, a água e a eletricidade de sua casa;
- Defina um ponto de encontro com a sua família;
- Não deixe objetos pesados em prateleiras (pois podem cair durante um terramoto);
- Prenda às paredes ou chão, móveis pesados​​, armários e eletrodomésticos;
- Conheça o plano de emergência da sua escola ou do seu local de trabalho.

Durante um Sismo:
- Mantenha a calma! Se estiver dentro de casa, ficar dentro de casa. Se estiver fora dela, ficar de fora;
- Se estiver dentro de casa, ficar junto da parede perto do centro do edifício, junto de uma porta, ou rastejar para debaixo de móveis pesados ​​(uma mesa ou balcão). Fique longe de janelas e portas exteriores;
- Se estiver ao ar livre, afastar-se de linhas de energia, postes elétricos ou qualquer outra coisa que possa cair. Mantenha-se afastado de edifícios, uma vez que o prédio ou parte deste pode cair em cima de si;
- Não utilize fósforos, velas, ou qualquer outro tipo de chama, por causa das prováveis ruturas de gás;
- Se estiver dentro de um carro, pare o carro e permanece dentro do mesmo até o sismo parar.
- Não use os elevadores.

Depois de um Sismo:
-Verifique as suas lesões e das pessoas que o rodeiam. Preste os primeiros socorros a quem mais precisar;
- Feche as válvulas de entrada de água, gás e cabos elétricos;
- Verifique o cheiro de gás. Se sentir o cheiro a gás, abra todas as janelas e portas, saia imediatamente, e relate às autoridades;
- Ligue o rádio. Evite utilizar o telefone, a não ser em caso de emergência;
- Não entre em edifícios notoriamente atingidos;
- Tenha cuidado com vidros quebrados e entulho. Use botas ou sapatos resistentes para evitar cortes nos pés;
- Tenha cuidado com chaminés, uma vez que elas podem derrocar a qualquer momento;
- Fique longe de praias, uma vez que é comum o aparecimento súbito de tsunamis após o chão parar de tremer;
- Fique longe de áreas danificadas;
- Se estiver na escola ou no trabalho, siga o plano de emergência ou as instruções da pessoa responsável pela segurança;
- Tenha cautela com os tremores secundários, normalmente designados por réplicas.

Por último, deixo aqui uma palavra de solidariedade e encorajamento para todos aqueles que passam por este flagelo e lembrar que a prevenção é o melhor combate.

 http://www.significados.com.br/terremoto
 http://www.regiaoderiomaior.pt
 http://www.aterratreme.pt/

domingo, 18 de outubro de 2015

Nutrição e Desporto

Realizou-se no passado dia 17 de outubro – (sábado), no Centro de Apoio Rural de Carrazeda de Ansiães uma palestra intitulada “Nutrição e Desporto”, da responsabilidade do Departamento de Formação do Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães. O evento contou com os palestrantes: Dr.ª Cátia Carvalho com o tema Nutrição e Desporto e Dr.º Albino Gomes com o «”Exercício Físico - Desporto”».
 
Ao nível da plateia, esta estava, na sua maioria, composta por jovens atletas da entidade organizadora do evento, apenas cinco pais dos jovens presentes e ainda três adultos aquém muito interessa os temas abordados.
 
1- Pontos Positivos da Iniciativa:
- É de enaltecer este tipo de evento,
- O período do dia foi o mais aconselhado e o mais correto para este tipo e iniciativa, uma vez que não colidiu com outra iniciativa realizada na sede do concelho.
 
2- Pontos menos positivos da iniciativa:
- O não cumprimento dos horários, nomeadamente o início da palesta,
- Considerando o fato do público presente ser composto em grande parte por jovens atletas, deveria de haver uma reformulação aos diapositivos apresentados, nomeadamente na palestra sobre a “Nutrição e Desporto”.
- Faltou também uma palavra do Presidente do F.C.C.A. explicando muito simplificadamente as razões que levaram à realização desta iniciativa, tendo em conta que a mesma era aberta a toda população.
- (Talvez a falta de divulgação juntos dos meios mais adequados) - Rádio Ansiães.
 
3- Resumindo:
Pessoalmente, gostei das palestras. Os oradores eram pessoas conhecedoras das matérias apresentadas, pena foi a pouca adesão por parte da população.
 
No que se refere à ideia deixada pelo Drº. Albino Gomes no período do debate, em que refere, e bem, a necessidade de se fazer uma sessão sobre o Suporte Básico de Vida. Relembro neste caso ao Exmo. Senhor Vereador do Pelouro do Desporto do Município de Carrazeda de Ansiães [também presente na sessão], que o funcionário municipal em regime de mobilidade interna e afeto ao Setor do Desporto apresentou ao seu superior hierárquico - (Eng.º Roberto), no passado mês de agosto uma proposta sobre a realização de um CURSO de 3 dias, com o tema ”O Suporte Avançado de Vida” e que o mesmo não foi posto em pratica até ao momento.
 
Para terminar, relembro que em matéria de “Morte Súbita no Desporto” ao nível nacional, entre o ano de 1973 a 2005 foram registados dez óbitos, todos atletas de alta competição e com idades compreendias entre os 19 e os 36 anos, os quais se passam a apresentar:
(- Hugo Cunha (25/06/05) 28 anos (Futebolista – U. Leiria), Paragem cardiorrespiratória.
- Bruno Baião (15/05/04) 19 anos (Futebolista - Benfica), Dupla paragem cardiorrespiratória.
- Miklos Fehér (25/01/04) 24 anos (Futebolista – Benfica), Paragem cardiorrespiratória.
- Paulo Pinto (03/03/02) 27 anos (Basquetebolista – Aveiro Basquete), Ataque cardíaco.
- Landu Ndonbasi (17/01/02) 36 anos (Futebolista – Oliveira de Frades), Causas desconhecidas
-Paulo Sérgio (26/12/00) 22 anos (Futebolista), Paragem cardíaca.
- Rui Guimarães (06/07/98) 22 anos (Basquetebolista – Portugal Telecom), Problema cardíaco.
- Angel Almeyda (29/07/97) 25 anos (Basquetebolista – Portugal Telecom), Problema cardíaco.
- Navalho (23/08/87) 20 anos (Futebolista – Atlético), Enfarte agudo do miocárdio.
- Pavão (16/12/73) 26 anos (Futebolista – FC Porto), Paragem cardíaca).
[Dados retirada do Jornal “Correio da Manhã” de 09/03/2007- em http://www.cmjornal.xl.pt/desporto/detalhe/evitar-a-morte-subita.html]. Fora os casos que não foram registados.