quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Dia Mundial do Coração 2011

Dia Mundial do Coração 2011
Imagem do Dia Mundial do Coração 2011

Dia 29 de Setembro, FPC assinala Dia Mundial do Coração desafiando portugueses a tomar conta da saúde do coração.

 
Com o mote “Um mundo, um lar, um coração”, a Fundação Portuguesa de Cardiologia (FPC) comemora o Dia Mundial do Coração, celebrado a 29 de Setembro, desafiando os portugueses a tomarem conta do coração da sua família e a tornarem-se, em casa, defensores de hábitos de vida mais saudáveis para o coração.
Segundo a FPC, mais de 7% de todas as emergências cardíacas e respiratórias ocorrem em casa, quando pelo menos um membro da família está presente e disponível para ajudar a vítima. Anualmente, 17,1 milhões de vidas são ceifadas em todo o mundo pelas doenças cardiovasculares, sendo que, em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por cerca de 40% dos óbitos.
O que fazer:
A FPC identifica as mudanças diárias que podem diminuir a prevalência das doenças cardiovasculares:
  1. Deixar de fumar em casa, e sempre que alguém se lembre de fumar, nada como atribuir-lhe uma tarefa doméstica;
  2. Prepare o seu almoço em casa, por forma a assegurar que as opções no trabalho ou em casa, são sempre saudáveis;
  3. Certificado que o jantar inclui, pelo menos, 2 ou 3 doses de vegetais por pessoa;
  4. As famílias devem de reduzir para duas horas por dia o tempo que passa em frente a televisão;
  5. É fundamental organizar actividades ao ar livre, envolvendo toda a família, como por exemplo, jogar à bola ou andar de bicicleta;
  6. Sempre que possível, deixe o carro e faça o percurso a pé;
  7. Conheça os seus números cardiovasculares, isto é, consulte o seu médico ou outro profissional de saúde que possa medir o colesterol, tensão arterial e glicose;
Para além de aprender e executar estas medidas, a FPC considera também fundamental que os portugueses reconheçam os sinais e os sintomas de um ataque cardíaco e de um acidente vascular cerebral (AVC).
Alguns sinais de aviso do ataque cardíaco:
  • Mal-estar no peito, incluindo sensação de compressão ou dor no meio do peito, por de trás do esterno;
  • Mal-estar e/ou dor que alastra a outras áreas da parte de cima do corpo, como um ou ambos os braços, as costas, o pescoço, o maxilar ou o estômago;
  • Falta de ar, com ou sem mal-estar no peito;
  • Outros sinais incluem fraqueza ou fadiga inexplicáveis, ansiedade ou nervosismo pouco habitual, indigestão ou dor como se tivesse gases ou suor frio súbito, náuseas, vómitos, tonturas ou colapso;
Alguns sinais de aviso de acidente vascular cerebral:
  • Fraqueza súbita da face, dos braços ou das pernas, a maior parte das vezes apenas de um dos lados do corpo;
  • Confusão súbita, dificuldade em falar ou compreender;
  • Dificuldade súbita em ver de um ou ambos os olhos;
  • Cefaleia forte, súbita, sem qualquer causa conhecida
Se suspeitar de um membro da família está a ter um ataque cardíaco ou um AVC, procure de imediato o apoio médico.

In. Portal da Saude

sábado, 24 de setembro de 2011

Novas Regras para o Campeonato Distrital de Futsal 2011/12

Novas Regras para apitar Jogos do Campeonato Distrital de Futsal

“Alteração ao comunicado nº 1 de 19.07.2011:

Em reunião de Direcção ficou deliberado, e, de acordo com os regulamentos de Provas Oficiais de Futsal que, para a época 2011/ 2012, o Campeonato Distrital de Juniores A terá o tempo de 20´ cronometrados, os campeonatos Distritais Juniores B-C-D-E passa a ter o tempo de 15´ cronometrados. O campeonato Distrital de Sénior Feminino terá o tempo de 20´cronometrados.No entanto fica salvaguardado que nos escalões de Juniores D e E (Infantis e Benjamins) só terá a presença de um árbitro e de cronometrista. Em todos os escalões de formação e caso o Conselho de Arbitragem assim o decida, a equipa de arbitragem só será constituída por Árbitro principal e Árbitro Assistente (cronometrista).”

P’A DIRECÇÃO.
http://www.afbraganca.pt/ficheiros/taca%20de%20Portugal%203%20eliminatoria.pdf
http://www.afbraganca.pt/ficheiros/sorteio%20das%20provas%20de%20futsal.pdf

In: COMUNICADO OFICIAL FUTEBOL DE Nº 7 - BRAGANÇA DATA: 2011.09.23

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Vem aí o distrital de Veteranos?


O Grupo Desportivo de Bragança venceu a sua congénere da Costa Verde, por 4-1, num dia propício ao jogo da bola.

Lopes da Silva continua a ser um dos principais artilheiros e, desta vez, fez 2 golos. Depois, Assis e Carlão mataram o jogo, enquanto Gonçalves ainda reduziu para 3-1 para o S C Espinho.
O GD Bragança tem ao serviço jogadores de grande talento, que nos fazem recordar uma das equipas mais famosas da Colômbia, os Milionários de Bogotá, na arte de bem jogar futebol. 

Bem se pode dizer que só com muita preguiça ou falta de organização não haverá um distrital de veteranos, pois equipas já são o G.D. Bragança, Amigos Campo Redondo, Macedo de Cavaleiros, Carrazeda de Ansiães, Vila Flor, G.D. Moncorvo, Mirandês e Mogadourense.

Fica a proposta com jogos de 15 em 15 dias para o distrital e uma semana para os convívios com outras equipas de Portugal. A questão é saber se a Associação de Futebol de Bragança pode dar uma mão…


In: Jornal Nordeste Desportivo
     Edição de 13/09/2011

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Exercicio Fisico em Tempo Frio

O tempo frio aproxima-se e desde já alertamos as pessoas habituadas a praticar atividade física que não se esqueçam de continuar. Nem só no verão se trabalha o corpo, ou o físico, é no inverno que há mais necessidade de praticar atividade física. Isto porquê? 
O inverno é uma estação excelente para comer: chocolates, feijoadas, abusar da alimentação rica em lípidos, (designação cientifica das substancias vulgarmente camadas de gorduras), das quais devemos limitar o consumo de gorduras saturadas e dar preferência às poli e monoinsaturadas que são protetoras
 do sistema cardiovascular. 
O fato de sentirmos vontade de ingerir alimentos mais fortes e gordurosos é uma necessidade do corpo em relação ao frio. Por outro lado, sair da cama mais cedo, em época de tempo frio, para praticar atividade física dá uma preguiça… que só visto. 
Para afastar este mal próprio dos sedentários, levando em conta os benefícios da prática de atividade física durante o inverno, levou-nos a abordar este assunto. 
Em primeiro lugar, é necessário lembrar que a frequência, o volume e a intensidade da atividade física, não deve se alterada durante o inverno. Isso significa, que devemos continuar a praticar os exercícios e a atividade física do costume. 
Devemos elaborar um plano de treino que vise trabalhar o físico de forma idêntica como em época de verão, para que o nosso peso não aumente. 
Os benefícios da atividade física durante o período mais frio do ano não são diferentes dos benefícios da prática durante as outras estações. O que ocorre é que como a ingestão calórica aumenta bastante durante o frio, as pessoas tendem a engordar. Assim, ao deixar de praticar atividade física, o aumento de peso tende a ser ainda maior. 
A prática do exercício físico regular aumenta a boa disposição do praticante na sua atividade diária profissional. Há uma clara sensação de bem-estar, devido ao aumento de endorfina que por sua vez leva a um aumento das capacidades cardio-respiratórias do praticante e á manutenção da sua força muscular. 
No entanto, se por um lado os benefícios da atividade física no inverno são bem próximos aos do verão, por outro lado, os cuidados que se deve ter para a prática do exercício físico durante o inverno são diferentes. É preciso que o período de aquecimento seja maior (de vinte minutos, em média), devemos dar ainda mais realce aos alongamentos, para evitar lesões musculares. Também não esquecer no uso de roupas leves, mas que aqueçam o praticante, por ultimo não esquecer a hidratação do corpo. 
Como esta a ver, só Benefícios com a prática da atividade Física regular, quer seja verão ou mesmo inverno. 

Não se esqueça que “Corpo a Mexer É coração a Bater”
Por: Abcdesporto/C.Fernandes