terça-feira, 29 de junho de 2010

Conheça o Seu Coração

O coração tem 4 cavidades, duas aurículas na parte superior e dois ventrículos na inferior. 

Na parte superior da aurícula direita existem células marcapasso que recebem o impulso eléctrico (gerado por células específicas) e enviam pelo nódulo sino-auricular (SA), obrigando as duas aurículas a contraírem-se ao mesmo tempo, e desta forma passar o sangue das suas cavidades para os ventrículos.

Este impulso eléctrico é transmitido para o nódulo auriculoventricular (AV) aos ventrículos por fibras próprias, o feixe de His. O feixe de His divide-se nos ventrículos em dois, feixe de His direito e esquerdo. O impulso eléctrico percorre esta ramificação e as fibras de Purkinje (estão ligadas ao feixe) obrigando os ventrículos a se contrair bombeando o sangue para os pulmões (pequena circulação) ou para o resto do corpo (grande circulação). 

As células marcapasso estabelecem o ritmo do coração, mas existem nervos que podem alterar a frequência da transmissão do impulso eléctrico e a força de contracção do coração. São nervos do sistema nervoso autónomo, o nervo simpático e parassimpático.

Os do simpático aumentam a frequência da transmissão do impulso eléctrico e a força de contracção do coração, o parassimpático fazem o efeito contrário.

A actividade eléctrica do coração pode ser medida e visualizada em suporte de papel, através dos exames electrocardiograma (ECG) e ecocardiograma.

Por: abcdesporto/C.Fernandes

domingo, 27 de junho de 2010

A Bola Ambulante

Idade: A partir dos 7 anos,
Duração Aproximada: 5 minutos (dependendo da pontaria dos jogadores),
Jogadores: 2 ou mais,

Objetivo do Jogo: pontaria por pares ou por equipas, em que é necessário empurrar uma bola para dentro da zona do adversário.
Material necessário: Uma bola grande e pesada (bola medicinal), uma bola leve, (voleibol), por cada jogador, e um pau de giz.
Desenvolvimento: Marcam-se no chão, com o giz (para o caso de ser cimento), as duas linhas paralelas, que deverão ficar separadas por cerca de 10 metros. No meio faz-se um pequeno círculo onde se coloca uma bola grande e pesada.

Cada equipa ou jogador, para o caso de se jogar aos pares, coloca-se atrás de uma das linhas traçadas no chão. Antes de começar, cada jogador recebe uma bola.
Para iniciar o jogo, cada um chuta a sua bola contra a que está no centro do terreno de jogo. Todos tentam faze-la rodar até ao campo contrário, empurrando-a com os seus remates.
Os jogadores devem apanhar as bolas lançadas pela equipa contrária para continuar a chutar.

O primeiro que conseguir fazer passar a bola para o campo contrário será o vencedor.
Por: Abcdesporto/C. Fernandes

domingo, 20 de junho de 2010

O TESOURO. - Jogo de Força.

Descrição do Jogo:
O Tesouro é um jogo de Força física, em que uma corda limita os movimentos dos praticantes e os impede de chegar ao tesouro. O Objetivo do jogo é apanhar o mais rápido possível o seu tesouro evitando que os outros adversários o façam, puxando a corda.

Idade do Praticante: a partir dos 6 anos,
Duração aproximada: 5 Minutos,
Jogadores: 3 ou mais,
Material necessário: uma corda, um objeto pequeno por jogador (um a bola de ténis, uma pedra, etc.),
Grau de esforço: médio.
Explicação:
Unem-se os dois extremos da corda para formar uma circunferência. Os praticantes agarram-se à corda com uma mão, mantendo-se à mesma distância uns dos outros.
Diante de cada jogador coloca-se, a 1,50m de distância o objeto utilizado que lhe calhou e, que deverá apanhar.
A um sinal, do orientador/animador do jogo, cada jogador puxa a corda para conseguir ser o primeiro a apanhar o seu objeto sem se soltar da corda.
Quando um jogador conseguir apanhar o seu objeto deixa de puxar a corda.

O Jogo termina quando todos tiverem apanhado o seu objeto/tesouro.


(texto escrito com base no novo acordo ortografico)



Por: Abcdesporto/C.Fernandes

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Mais um Passeio Pedestre em Carrazeda de Ansiães.

Desta vez sobre a direcção do novo executivo da junta de freguesia de Carrazeda de Ansiães, que ao que parece é mesmo novo, no que diz respeito à preparação de eventos na ramo da actividade física.

O inicio do passeio estava agendado, segundo o cartaz, (que saiu no dia 8 de Maio, com a reunião de aprovação do evento realizada no dia 20 do mesmo mês. Dissonância total), para as 9.horas. Aqui a organização esteve bem.
No que diz respeito o número de participantes, também conseguiu reunir um grupo bem composto de pessoas, já habituadas a percorrer os caminhos ofuscantes da nossa terra.

Segundo a analise que fizemos durante e após o percurso, podemos dizer que a organização falhou no que conserve à forma como procedeu à marcação do respectivo itinerário. (Fitas pela direita, fitas pela esquerda, chegando-se mesmo a por em causa qual a direcção correcta). Já para não falar do percurso alternativo que não se encontrava definido correctamente, bem como travessias de curvas de via principal sem o devido policiamento, acrescendo ainda Betetistas pedalando no mesmo traçado.
Faltou ainda um controlo no inicio, (atribuição de um número a cada participante), bem como no final do percurso, (confirmação de chegada), isto para que a organização tivesse noção dos participantes que ainda estavam a caminho, tendo em conta a existência de dois itinerários.

O IMC (Índice de Massa Corporal) não foi realizado, nem muito menos uma pequena palestra chamando atenção para os benefícios destes passeios e os cuidados a ter durante a sua execução.

O senhor presidente da junta de freguesia preocupou-se muito em agradecer às instituições que apoiaram o evento, facto muito importante, que ao contrário do que apresentava o cartaz, foram muitas, descorando assim um pouco os objectivos pelos quais deveria ser realizado este Passeio Pedestre. Se é que os objectivos foram traçados e previamente definidos!

Esperemos que de futuro este evento venha a ter outro tipo de dinâmica organizativa, já que ficou “muito aquém” daquilo que alguns participantes tinham sido familiarizados.
Resumindo:

Pensamos, salvo melhor opinião, que este evento foi preparado um pouco sem consciência da forma como se deve organizar e gerir um evento desta natureza, já para não falar na falta dos objectivos específicos em que deveria assentar esta iniciativa.

Terminamos dizendo que "já valeu a pena pela simples realização".
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Bons Exemplos a ter em Conta...

O Departamento de Desporto do Instituto Politecnico de Bragança, no programa "Mais Idade Mais Saúde", vai levar a efeito nos dias 26 e 27 do mês de Junho do ano de 2010 o II Seminário com o tema:
"Comportamentos Saudaveis na População Sénior".
Uma boa Iniciativa e bons exemplos a ter em conta.
Por Abcdesporto/C.Fernandes

domingo, 6 de junho de 2010

A Patologia Geral e a do Desporto

A patologia do joelho envolve o mesmo com situações clinicas que comprometem estruturas como a pele, as bolsas serosas, os tendões e os músculos periarticulares, os ligamentos, a sinovial, os meniscos, a cartilagem e o osso.Nesta área de informação procura-se deixar acessível a generalidade delas.Uma equipa médica multidisciplinar, irá regularmente construindo a informação necessária e no modo mais adequado, para que melhore e esclareça o seu conhecimento, sobre a generalidade das patologias e dos problemas que envolvem o joelho.Esta área deixa-lhe com toda a certeza, a porta aberta para um apoio complementar no nosso Consultório Virtual.

1- A Patologia Geral

















































2- A Patologia do Desporto
















In: Genulândia

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Passeio Fluvial no Rio Douro

Passeio Fluvial no Rio Douro - De 10 a 13 de Junho de 2010.
Este é um dos programas de aventura sugeridos pela "Sabor Douro" para praticar em barcos e motos de água.
A proposta é juntar a este passeio fluvial, uma componente cultural. Ao longo de 4 dias, será possível desfrutar de uma experiência inesquecível no Alto Douro Vinhateiro, tripulando o seu próprio barco ou mota de água e ficar a conhecer Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Côa e Carrazeda de Ansiães, os locais de destino.

Para quem quiser participar mas tem pouca experiência, poderá sempre contar com a ajuda de participantes mais experientes, e viver o verdadeiro espírito de entreajuda e camaradagem.
Esta aventura permite ainda pernoitar em modernas unidades hoteleiras do Douro.
A organização inclui todos os transferes dos participantes em todas as etapas, refeições e dormidas, bem como viaturas 4x4 ou mini-bus para visitar as Quintas existentes, as Gravuras Rupestres de Foz Côa e ainda outros locais de interesse.

Como as inscrições são limitadas a 25 embarcações, convém marcar até este fim de semana, porque as inscrições estão quase a fechar!

Obter o programa detalhado através do site http://www.sabordouro.com/,
e ainda, pelos telefones 964801332/964801280/Fax: 279258270 ou e-mail:

Preço por pessoa: 280€, em quarto duplo, para os 4 dias.
Recebido por e-mail de "Náutica Press"