sábado, 21 de fevereiro de 2009

O "bom" e o "mau" colesterol.

Pelos vários motivos, há quem chame "mau colesterol" àquele que circula no sangue sob a forma de LDL. Quando em excesso, este colesterol é o responsável pela formação de depósitos no interior das artérias, a chamada "aterosclerose". No entanto todos sabemos que o colesterol é indispensável à vida, pelo que só deve ser considerado mau quando ultrapassa um certo nível.
O "bom colesterol" é aquele que circula no sangue sob a forma de HDL. A HDL é a substancia que recolhe o colesterol em excesso dos tecidos e o devolve ao fígado. Por esta razão também é considerado um factor protector, porque limpa as artérias dos depósitos de colesterol.
Quando nas análises de sangue se mede o colesterol total, o valor encontrado inclui a soma do HDL ("bom") e do LDL ("mau") colesterol e ainda todo o restante colesterol que circula no sangue ligado a outras partículas (em menor quantidade).
É por isso importante, quando o colesterol está elevado, saber se é o "bom" ou o "mau" (ou ambos) que são responsáveis por esta alteração.

A fórmula para cálculo do colesterol LDL é igual ao colesterol total, menos o colesterol HDL menos (triglicéridos a dividir por cinco).
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Nenhum comentário: