domingo, 28 de dezembro de 2008

A Falta de Exercício Físico…

Com a falta de Exercício Fisico, a nossa capacidade vital (capacidade de respiração profunda) diminui e o sistema cardiovascular (coração e circulação), que faz circular o oxigénio pelo corpo e retira o "oxigénio usado" na forma de dióxido de carbono, também deixa de funcionar devidamente. Com pouco esforço, fica-se rapidamente cansado podendo tornar-se difícil caminhar ou fazer as tarefas do dia-a-dia.
O exercício permite manter a força muscular, tornando possível caminhar sem fadiga, levantar pequenos pesos e respirar sem esforço.
O exercício pode aumentar a força muscular, a coordenação motora e o desempenho cardiovascular.

A falta de exercício é perigosa e prejudicial:
Alguns fisiologistas compararam mesmo o corpo a uma máquina.
Precisa de combustível para funcionar, óleo para a lubrificação, aquecimento para o motor e constantes cuidados de manutenção. Se não for utilizada, pode enferrujar.

As consequências da falta de actividade física são:
1. Vulnerabilidade cardiovascular;
2. Fragilidade muscular e esquelética;
3. Obesidade;
4. Depressão;
5. Envelhecimento prematuro.

ATENÇÃO !
É particularmente importante que os idosos tomem as seguintes precauções, que também servem para outras faixas etárias.
Se tiver algum destes problemas, procure ajuda médica.

Precauções importantes:
- Não faça exercício imediatamente a seguir às refeições.
- Não faça exercício, se estiver com febre.
- Abrande, se sentir dores ou cãibras - respire fundo.
- Se estiver sem fôlego, respire fundo várias vezes e prossiga devagar. Se a situação continuar, pare.
- Pare, se sentir tonturas ou náuseas; respire fundo; peça ajuda a alguém; sente-se e ponha a cabeça abaixo da cintura.

Assim, não se esqueça de praticar exercício físico, com a entrada do ano de 2009, ele pode ser a sua salvação.
Siga estas recomendações e divulgue-as.
A nossa Saúde deve estar acima de qualquer coisa.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

A Importãncia da LARANJA...

Depois da banana, a fruta mais procurada e apreciada pela espécie humana é a laranja. Existem muitas dezenas de espécies de laranja.

Uso Medicinal:
A laranja, especialmente o seu sumo, é um remédio para muitas mazelas.
A laranja, bem como a tangerina, o limão e a lima, são citrinos, refrescantes e diuréticas.
Graças aos seus princípios açucarados e ligeiramente ácidos, a laranja estimula o paladar, abre o apetite, acalma a sede, favorece a secreção de suco gástrico, e de todos os líquidos do tubo digestivo.
Os lactentes devem tomar sumo de laranja para que lhes sejam supridas certas vitaminas (principalmente o ácido ascórbico) que a alimentação artificial não fornece. Após o sexto mês as mães podem administrar sumo de laranja aos seus bebés.
Graças às suas vitaminas, a laranja é não só um alimento, mas também um remédio contra várias doenças, como, por exemplo, o escorbuto e a costipação.
Pelo seu conteúdo em sais alcalinos, o sumo estimula favoravelmente na eliminação do ácido úrico e impede a acidose, o terror das pessoas que levam vida sedentária e dos que alcançaram idade avançada. Os que abusaram de carne na alimentação devem, pois, beber sumo natural de laranja.

A laranja possui ainda outras virtudes medicinais:
- É depurativa do sangue,
- É eficiente contra o artritismo,
- É bom remédio para a asma e muito benéfica para as vias respiratórias,
- É um estimulante dos órgãos digestivos. É também laxante,
- É calmante do sistema nervoso,
- É recomendada em casos de histerismo e neurastenia,
- É indicada nas nevralgias,
- É, em muitos casos, um remédio para as dores de cabeça,
- É especial contra as gripes, os resfriados e as febres.

Valor Alimentício:
A laranja é uma fruta que praticamente todos nós gostamos, muito saudável e de grande valor nutritivo. Os seus principais elementos são o carboidrato, o ácido cítrico, o aroma e a vitamina C.
O carboidrato ou açúcar, o primeiro desses elementos, apesar de contribuir tanto para o gosto como para a nutrição, não é especialmente importante sob qualquer desses aspectos.
O ácido cítrico, segundo elemento, também não tem extraordinário valor nutritivo. Combinado com o açúcar, dá à laranja um gosto característico, muito agradável. Reunidos, o ácido cítrico e o açúcar também não dariam, por si sós, grande importância à laranja, se lhe faltasse outro elemento.
Passando para o terceiro elemento, encontramos o aroma, que é de algum proveito na boa alimentação. É para o alimento o que o luar é para um passeio à noite.
O quarto elemento é a vitamina C, existente em grande proporção nesta fruta. Este elemento é de importância significativa, a despeito de o ácido ascórbico não possuir cheiro ou gosto apreciáveis.
Na laranja, como vemos, o "Criador da Natureza" soube preparar um alimento perfeito, tão gostoso como saudável.

A laranja contém inúmeros princípios nutritivos, sob forma facilmente assimilável: carboidratos em boa quantidade, proteínas e gorduras em pequenas doses, minerais em proporções sensíveis, vitaminas A (do crescimento) em menor quantidade, B (antineurítica) em menor quantidade, C (antiescorbútica) em representativa quantidade. Contém igualmente um pouco de provitamina D (anti-ráquítica).
Nos climas quentes, a laranja é uma excelente bebida para abrandar os efeitos orgânicos do calor.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

1ª São Silvestre de Lisboa

No passado Sábado -(27/12/2008), realizou-se a 1ª São Silvestre de LISBOA.
Prova que contou com a presença de 3.000 atletas entre estes destaque para, Jéssica Augusto, Rui Pedro Silva e Ricardo Ribas.
A prova, com um orçamento de 170 mil euros, mas que este ano não distribuiu prémios monetários aos vencedores, teve a sua partida e chegada no Rossio, com passagens pela Avenida da Liberdade, Marquês de Pombal, Restauradores, ruas do Ouro e da Prata, Praça do Comércio e Cais do Sodré.
As inscrições ficaram esgotadas a 10 dias da corrida e, ao todo, percorreram as principais ruas da baixa da capital cerca de 2.500 atletas masculinos e 500 femininos, estando inscritos representantes de 27 países, (valor de participação imposto este ano pela organização).
A organização da prova anunciou que para esta primeira edição «privilegiou a qualidade» e «valorizou uma participação aberta», considerando que a São Silvestre de Lisboa «juntou os melhores portugueses» e, simultaneamente, «promoveu a presença de atletas anónimo».
Os directores desportivo e da corrida, respectivamente António Sousa e Hugo Sousa, sublinharam o facto da São Silvestre de Lisboa ser um novo evento na cidade e ter um potencial imenso, podendo transformar-se numa «das melhores de Portugal» pelo seu enquadramento - disputada no centro da capital.
Os atletas Rui Pedro Silva, no sector masculino, e Jessica Augusto, em femininos, venceram a primeira edição da Corrida de São Silvestre de Lisboa, prova em que a grande ausente foi Vanessa Fernandes, devido à contracção de uma lesão.

CLASSIFICAÇÃO-

Masculina:
1. Rui Pedro Silva, Por (Maratona) 28.52 minutos
2. Ricardo Ribas, Por (Maratona) 29.42
3. David Ramard, Fra 29.52
4. Tiago Rodrigues, Por (Sporting) 30.53
5. João José Pereira, Por (Alhandra)31.26

Feminina:
1. Jessica Augusto, Por (Nike) 32.26 minutos
2. Ana Dulce Félix, Por (Sp.Braga) 32.34
3. Maria Areosa, Por (CO Oeiras) 37.08
4. Ana Salgueiro, Por 37.24
5. Mariana Belo Costa, Por 38.50
Um Novo evento que segundo a organização aparece para durar.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

A Osteopatia e o Atleta.

A Osteopatia é uma técnica de terapia manual que visa restabelecer o equilíbrio do corpo. Não faz parte da fisioterapia convencional, como também não quer dizer “doença do osso”.
O fisioterapeuta, apenas com o recurso das suas mãos, trata diversos tipos de patologias, actuando na "essência do problema", não tratando apenas e somente os sintomas da tal patologia. Na grande maioria das vezes, quando uma pessoa tem uma dor numa articulação, pode ser que outras padeçam do mesmo mal. Tratando apenas o local da dor, em causa, esta lesão provavelmente terá recaída, uma vez que o equilíbrio do corpo não foi priorizado e restabelecido.

O mais interessante e gratificante desta técnica é que os resultados são rápidos e as melhoras significativas. Esse é um dos pontos em que esta técnica se encaixa tão bem com o desporto, pois atletas precisam de resultados rápidos, mas nada que camufle a sua dor, mas sim tratando-a pela raiz.
Este método de tratamento é indicado principalmente para dores na coluna, tanto lombar, cervical ou torácica, dores na pelve, virilha e quadril, como também é indicado para dores no ombro, joelho e tornozelo. Para os famosos “jeitos”, é uma óptima solução!

Além do tratamento de dores, esta técnica trabalha também a correcção de alterações posturais. Um exemplo comum que acontece com atletas é das suas lesões se concentrarem sempre de um lado (na perna direita, por exemplo). Isso pode ser causado devido a um desequilíbrio da pelve, causa ou consequência de desequilíbrios dos músculos ao redor da pelve.

Se um músculo está encurtado, ou rígido, pode “puxar” o osso, no qual se insere, por exemplo, isso já faria com que o osso “saísse fora do lugar”. Causaria um desequilíbrio e por sua vez outras estruturas iriam sair de seu equilíbrio também.
A Osteopatia actua, ajudando todas as estruturas a voltarem ao seu equilíbrio, acabando com qualquer tipo de compensação.

Além disso, também é indicado para atletas como prevenção de possíveis lesões.

O tratamento dura aproximadamente entre 50 a 60 minutos, em que na primeira sessão já é possível obter resultados significativos. A técnica faz o seu diagnóstico próprio, não excluindo o diagnóstico do médico e durante a sessão, avalia e trata consecutivas vezes, procurando o melhor caminho para resolver o problema do atleta.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

São Silvestre da Amadora - 31/12/2008

Organizada pelo "Desportivo Operário do Rangel", com o forte apoio da Câmara Municipal da Amadora, a São Silvestre da Amadora é uma das provas de Atletismo com mais mística, embora tenha perdido protagonismo nos últimos anos. Este ano, na prova principal masculina estarão presentes alguns nomes portugueses de qualidade, apesar de Jéssica Augusto ter declinado o convite de estar presente este ano.
Assim estão previstas as presenças de:

-Boniface Kiprop, (Uganda),
-Ibrahim Jeylan., (Etiópia),
-Sergey Ivanov, (Rússia),
-Rui Pedro Silva, (Maratona Clube Portugal),
-Manuel Damião, (Conforlimpa),
-Licínio Pimentel, (Conforlimpa),
-Pedro Ribeiro, (Maia AC).

Na prova feminina, as atletas de maior destaque previstas serão:
-Lydia Cheromei (Quénia),
-Beleynesh Fekadu (Etiópia),
-Inna Polluskhina (Letónia),
-Ana Dulce Félix (SC Braga),
-Ana Dias (Casa Benfica Faro),
-Sara Moreira (Maratona CP)
-e Mónica Rosa (Maratona CP).

A prova terá uma distância de 10.000 metros, que acabam por ter algumas dificuldades, mas que costumam ter um forte apoio do público da Amadora, um dos principais motivos da participação de atletas nesta prova.
Irá ainda realizar-se a segunda edição da Mini-São Silvestre, que terá 2.000 metros.

Este ano a prova começará às 18:00, do dia 31 de Dezembro, mantendo assim a realização da prova ao final da tarde, nesta que é uma prova internacional, reconhecida quer pela I.A.A.F, quer pela Federação Portuguesa de Atletismo.


Recebido por E-mail

sábado, 20 de dezembro de 2008

Natal Desportivo 2008

A Kebrostress - Eventos Desportivos em parceria com a Câmara Municipal das Caldas da Rainha, e com o apoio da Associação Comercial Local, vai organizar o “Natal Desportivo 2008″, evento este que terá como objectivo a dinamização do comércio local durante a época natalícia e promover a prática desportiva.
Será montado um Campo de Futebol relvado sintético no centro das Caldas da Rainha, para a prática desportiva formal (torneios) e informais (aberto à população), entre as 10h e as 21h.

A iniciativa decorrerá entre o dia 22 de Novembro e 22 de Dezembro, onde serão realizados vários torneios de Futebol, direccionados para Escolas, Atl´s, Clubes, Associações, Empresas, Freguesias e população em geral.

Paralelamente a essas actividades, serão ainda exibidas sessões de Ginástica, Capoeira, Hip-Hop, Karaté, Judo, Bodycombat, Dança, entre outras.
Parabéns ao Município das Caladas da Rainha.
Recebida Por E-mail

A Alimentação do Desportista no Natal?

Emagrecer nesta época é possível, basta criar uma estratégia para aproveitar a festa sem perder o controle sobre os diversos e deliciosos pratos típicos dessa época Natalicia.

Nunca deixe de fazer uma refeição por causa da festa que se seguirá no fim do dia. É natural que a sensação de fome aumente e que o controle sobre a comida diminua.

Beba água e sumos de fruta em abundância, o estomago ocupado, sempre ligeiramente cheio de líquido envia ao cérebro uma sensação de conforto, permitindo que se economize calorias.
Por esta razão escolha as frutas menos calóricas como os citrinos em geral.

Aproveite a festa, mas cuidado com as bebidas alcoólicas, são as mais perigosas já que possuem calorias “vazias” que não tem utilidade para o corpo e vão diretamente aumentar o volume da gordura localizada.

Faça caminhadas, aproveitar esses dias de festas para caminhar, é uma forma muito inteligente de fazer actividade física queimando algumas calorias excedentes e relaxar ao mesmo tempo.

Embora aconteça apenas uma vez por ano, a festa pode estragar o resultado de muio esforço e trabalho pessoal de todo o ano e porque devem ser momentos de alegria e não de culpa ou arrependimento, seja consciente e aproveite sem exagerar as festas de fim de ano, porque as festas passam mais rápido do que a barriguinha que se acumula.
Votos de Um Santo Natal...
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

F.C.C.Ansiães afastado da Taça de Portugal de Futsal

Lameirinhas, equipa da Guarda, afasta categoricamente, da Taça de Portugal de Futsal 2008/2009 o Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães, na segunda eliminatória vencendo-o por quatro bolas a uma.

O F.C.C.A. sai desta forma, na presente temporada, da corrida à Taça de Portugal de Futsal.

No mapa em anexo podem ser observadas as equipas que poderão vir a disputar a 3ª eliminatória na respectiva competição, que irá ter lugar no próximo dia 28 de Dezembro, ( isto porque faltam ainda apurar duas equipas).
Esperemos sinceramente que o Mogadouro possa marcar presença.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

UEFA fez 235 controlos Anti-Doping.

Futebol - Liga Campeões

UEFA fez 235 controlos e são todos negativos .

A UEFA anunciou hoje que durante a fase de grupos da Liga dos Campeões foram realizados 235 controlos anti-doping fora de competição junto das 24 equipas participantes, e até agora nenhum resultado foi positivo.
"Os resultados dos testes já recebidos foram todos negativos e, na maioria das amostras, fez-se despistagem de EPO (eritropoietina)", lê-se num comunicado da União Europeia de Futebol, citado pela agência “Lusa”. A UEFA, que realça a colaboração dos jogadores, sublinha que os futebolistas dos 16 clubes ainda em prova, caso de FC Porto e Sporting, vão continuar a ser "sujeitos a mais controlos durante a paragem de Inverno".
"Foi pedido aos clubes que enviem o relatório semanal de localização da equipa, mostrando o paradeiro das equipas e jogadores no que respeita a residência, treino e jogos", acrescenta a nota.

In: "O Jogo", de 298/24 Seg, 15 Dez 2008- online

domingo, 14 de dezembro de 2008

O Aquecimento...

Antes de iniciar qualquer tipo de Desporto, ou mesmo Actividade Física temos de ter em atenção realizar um bom aquecimento. Ele é a base para que possamos evitar algumas lesões.

O Aquecimento divide-se em quatro tipos: PASSIVO, ACTIVO, MENTAL E INSTINTIVO.

Aquecimento Passivo - é uma actividade na qual o atleta praticamente não realiza movimento algum. Exemplo: sauna, duches quentes, massagens, fornos … (WEINECK, 1991; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003). Deve ser utilizado como complemento do activo (WEINECK, 1991).

Aquecimento Activo - divide-se em geral e específico (WEINECK, 1991; McARDLE; KATCH; KATCH, 1992; BATISTA, 2003; CHIESA, 2003).

Geral - desenvolver as funções mais importantes do organismo mediante a estimulação dos principais grupos musculares, aumentando a temperatura corporal e temperatura muscular. Os exercícios gerais devem preceder os específicos.

Específico ou Especial - é a continuação do geral, mas capacitando os grupos musculares que irão actuar no treino ou jogo de forma específica.

Aquecimento Mental - imitação dos gestos que serão utilizados no treino ou jogo. Esta reprodução activa involuntariamente o sistema nervoso colocando-o em prontidão para realização da actividade (WEINECK, 1991; CHIESA, 2003). Segundo ROLOFF, citado por WEINECK (1991) o aquecimento mental só pode ser utilizado em sequências muito fáceis ou totalmente automatizadas.

Aquecimento Instintivo - accionado por estímulos dos centros nervosos cerebrais que produzem aumentos da frequência cardíaca e respiratória, provocando assim aumento metabólico e elevando a temperatura corporal (CHIESA, 2003).

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Jogo dos "Passes"


Material: Uma Bola e coletes por elementos de cada equipa.

Objectivo:
Fazer dez passes seguidos, entre os jogadores da mesma equipa, sem que a bola seja tocada pela equipa contrária ou caia ao solo na recepção.

Em Jogo, deve:
- Fazer a desmarcação, após a execução do passe,
- Marcar o adversário sem bola,
- Evitar o contacto físico com o possuidor da bola, tirá-la das mãos ou empurra-lo,
- Evitar o ressalto de bola no solo, falar para pedir a bola, andar ou correr com a bola nas mãos e que o jogo se realize apenas entre dois ou três jogadores.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Obrigado pela Vossa Amabilidade...

O "Abcdesporto" agradece publicamente a Vª Exª, leia-se: Grupo de Veteranos e Direcção do Vila Flor Sport Clube o convite que lhe foi endereçado para estar presente na recepção aos Veteranos do Futebol Clube de Porto ( F.C.P.), no próximo dia 13 de Dezembro, pelas 15 horas, com a seguinte programação:

15:00h- Recepção e "porto de honra" na sede do Vila Flor Sport Clube,

16:30h - Encontro de Futebol – Veteranos de Vila Flor S.C. Vs Veteranos do F.C.P.,

19:30h - Jantar convívio no Restaurante "Pala do Conde".

Mais uma vez o "Abcdesporto" agradece a vossa amabilidade.


Por: Abcdesporto/C.Fernandes

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O Regresso do "TUBARÃO Olímpico"...


Natação

Michael Phelps regressa aos treinos.


O norte-americano Michael Phelps regressou aos treinos depois de quatro meses do seu feito histórico nos Jogos Olímpicos de Pequim, quando ganhou oito medalhas de ouro.

Phelps não treinou uma única vez desde que escreveu o seu nome na história do desporto mundial e por isso admitiu que não estava em forma no seu regresso.

Phelps falou ainda que vai encontrar estímulos diferentes para os Jogos Olímpicos de Londres em 2012, referindo no entanto que será quase impossível repetir o feito alcançado em Pequim.

In: Diário Digital, de Quarta Feira, 11 de Dezembro de 2008

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O Esperado Aconteceu…

Foi no passado Domingo dia 7 de Dezembro que Laurentino Dias, Secretário de Estado do Desporto, se deslocou à pacata vila Transmontana – Vila Flor, para proceder à inauguração do Estádio Municipal, localizado junto às Piscinas Municipais descobertas e ao Parque de Campismo de Vila Flor.
Estiveram presentes ainda o Guarda-redes do Futebol Clube do Porto e a Campeã Olímpica, Rosa Mota que apadrinharam esta inauguração, cuja obra ficou orçamentada em mais de dois milhões de euros.
O Secretário de Estado do Desporto comprometeu-se ainda a inaugurar, até ao final do próximo Verão, mais três equipamentos desportivos deste género, em Vinhais, e em outros dois concelhos.
Laurentino Dias diz que o risco de ver, a longo prazo, estas infra-estruturas vazias "não o assusta”, até porque no seu entender, "a construção destes equipamentos acaba por ser uma medida contra a desertificação e a favor do equilíbrio do país". Acrescentou ainda que “estas infra-estruturas têm o objectivo de contribuir para que a formação e o acesso ao desporto seja mais facilitado e para que os jovens que aqui nascem e crescem tenham condições para continuar aqui a viver”.

Esperamos que, dos outros dois concelhos, pelo menos um seja o de Carrazeda de Ansiães, senhor Secretário de Estado!

Por Abcdesporto/C.Fernandes

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

O Papel do Treinador na formação do Jovem Praticante.

Está redondamente enganado quem pensar que lidar com crianças/jovens é tarefa fácil. É obvio que saber lidar com crianças/jovens na prática desportiva é importante, contudo, treinar jovens é muito mais que isso:

Primeiro é ser pai, professor, juiz, amigo, comandante e acima de tudo, ser um bom exemplo para a criança/jovem, tanto no âmbito desportivo como no cívico.

Treinar "Jovens não é treinar adultos em miniatura" ( in: Manual do Monitor DGD 1989). Isto para dizer o quê?

É suposto que um adulto seja uma pessoa com uma formação vincada, o que não implica, que não seja capaz de aprender ou modificar certos comportamentos ou condutas, por outro lado, na criança/jovem que se encontra em pleno processo de desenvolvimento passa pelas chamadas "fases sensíveis":
Torna-se importante que nos refiramos aos factores "Treináveis" como as qualidades físicas da criança/jovem, que são elas: resistência, força, velocidade, flexibilidade e destreza geral, uma vez que também são associados os "períodos-chaves" para aquisição ou desenvolvimento de capacidades cognitivas, sociais e emocionais.

Desta forma o Desporto nestas idades não deve ser encarado como um fim, mas sim como um processo fundamental para uma formação que se pretende que seja integral e saudável. Os resultados não são o factor principal.

A experiencia de quatro anos com treinador de Andebol das camadas jovens do G.D.E.S.C.A., dizem-me que treinar jovens é educar crianças/jovens através de algo motivante – O DESPORTO, para no futuro serem indivíduos capazes de lidar convenientemente com as diversas situações (positivas ou negativas), que a vida em si encerra, mantendo hábitos de vida saudáveis. Para isso, é ainda necessário sabermos aquilo que prescrevemos aos nossos atletas.

Um sujeito com "carolice para a coisa", salvo raríssimas excepções, nunca conseguirá cumprir com êxito este requisito, porque realmente não é fácil conjugar, num exercício ou num treino, tantos elementos (características) de um sistema (criança/jovem) em pelo processo de aprendizagem, salvaguardando um objectivo a longo prazo.

A todos os treinadores que lerem este artigo deixo-vos esta máxima:

Ganhar no Desporto é muito mais que ganhar um simples jogo ou prova, é que o vosso atleta cresça harmoniosamente para a Vida Desportiva e Social.

Por: Abcdesporto/C:Fernandes.

domingo, 7 de dezembro de 2008

Comunicado Oficial nº 4 da A.F.Bragança

A Associação de Futebol de Bragança dá a conhecer através do seu Comunicado Oficial nº 4 de 2008/09, que o Sorteio referente aos Campeonatos Distritais de "Escolas e Infantis" estão marcados para o próximo dia 11 de Dezembro, pelas 21h.00, na Sede da respectiva Associação.

A data de início dos Campeonatos dos escalões em causa está agendada para o próximo dia 4 de Janeiro de 2009.

Estão inscritos no Campeonato Distrital Juniores "D" – Infantis, 14 equipas, entre estas encontram-se o Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães e como não poderia deixar de ser a escola de formação do Vila Flor Sport Clube.

No Campeonato Distrital de Juniores "E" – Escolas, fazem parte do elenco 17 equipas, onde também o Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães e o Vila Flor Sport Clube marcam o seu cunho.

A Associação de Futebol de Bragança informa ainda que os clubes participante serão agrupados em quatro séries, (Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães e Vila Flor Sport Clube fazem parte da série "C"), bem como, as inscrições para estas provas "devem ser efectuadas impreterivelmente até ao dia 31" do mês em curso.

Por: Abcdesporto/Carlos.Fernandes

sábado, 6 de dezembro de 2008

Jogo da Bola "Ao Poste"


Objectivo do Jogo:
Passar a bola, entre os seus colegas de equipa, até conseguir uma posição favorável para acertar no alvo proposto – Poste.

A equipa que defende, se interceptar a bola, não pode atacar de seguida. Quando um jogador atacante rematar e não acertar, a bola sair pelo lado contrário; se a bola é agarrada por um atacante, este pode de imediato rematar.

Quando em jogo, deve:
- Ter um enquadramento ofensivo, para realizar o passe, o drible e o remate ao alvo proposto, de forma adequada;
- Fazer marcação individual ao adversário;
- Prestar atenção à circulação da bola, quando o adversário não tem a posse da bola.

Por: Abcdesporto/C. Fernandes

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Futsal do Sport Clube de Vila Flor em Destaque...

A Escola de Formação Desportiva do S.C. Vila Flor dá os seus frutos.
Mais uma vez o S.C. de Vila Flor tem boas informações desportivas.

Carlos Carvalho e Mário Cruz são dois atletas que foram escolhidos, num lote de 17 convocados, para 12 lugares disponíveis, com vista a representarem a Associação de Futebol de Bragança no Torneio Inter-Associações de Futsal, no escalão de Sub-20.

O primeiro treino realizou-se na passada Quarta-feira em Macedo de Cavaleiros, onde se juntaram mais dois atletas: Diogo Fernandes, actualmente no G.D. de Macedense, Luís Silva, esta época a vestir a camisola do Roios, ambos ex-atletas do S.C.V.F.

Podemos dizer que a escola de formação desportiva do S.C.V.F. consegue introduzir na selecção quatro jogadores na selecção de futsal, instruendos da sua escola de formação desportiva.

Parabéns ao Clube. Parabéns aos atletas.

Para aqueles que não foram convocados, deixo-vos uma palavra de carinho, com o intuito de trabalharem um pouco mais, para que o futuro vos sorria, tal qual sorriu aos vossos companheiros.

Trabalho, Rigor e Dedicação são três máximas que um atleta não deve descurar.

Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Procura Aventura e Acção!?




Adriventura, Lda.
Quinta do Covelo, Rua das Figueiras n.º 5, Apartado 58, 6200-000 Covilhã.
Tlf/Fax: (+351) 275 325 040Tlm: (+351) 919 462 183 / 916 875 900DGT,
Alvará de Animação Turística n.º2/2005ICNB,
Licença de Animação Ambiental n.º 77
–PNSE4/2006

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

1- Jogo da "Bola ao Meio"

Objectivo: Passar a bola entre a sua equipa, e evitar que o jogador adversário toque ou agarre a bola.

Em jogo deve ter os seguintes procedimentos:

- Variar a direcção do passe;
- Sem bola, criar linhas de passe, através de arranques e mudanças de direcção;
- Evitar a devolução da bola ao mesmo colega de equipa que a passou, fazer o ressalto da bola ou largar a bola na recepção.
Por: Abcdesporto/C.Fernandes

Está de Luto o Andebol

Mais um acontecimento fatídico.

Um jovem de 20 anos, guarda-redes do Jobra, faleceu ontem (30/11/2008), em Gaia, vítima de morte súbita durante um jogo oficial do Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Andebol de juniores, disse à Lusa fonte da PSP do Porto.

A morte ocorreu no pavilhão do FC Gaia, onde se disputava o jogo entre as equipas de andebol deste clube e do Jobra - Associação de Jovens da Branca, de Aveiro, que se iniciou às 17:00.

O jovem era atleta de andebol do Jobra desde os nove anos.

Chamada ao local, uma equipa do INEM limitou-se a confirmar o óbito, tendo depois o corpo sido transportado pelos Sapadores Bombeiros de Gaia para o Instituto de Medicina Legal, no Porto, onde será autopsiado.

In: Agencia Lusa