sábado, 30 de agosto de 2008

Os Paraolímpicos de Pequim 2008

Os primeiros Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíadas), foram realizados na década de 60, na Cidade de Roma. Da mesma forma que o “Parapan” é a versão dos Jogos Pan-Americanos para atletas com deficiências físicas, visuais ou mentais, os Jogos Paraolímpicos é a versão dos Jogos Pan-Americanos destinados a atletas com estas deficiências.
A História dos Jogos Paraolímpicos (Paraolimpíada) passa pelo neurologista Sir Ludwig "Poppa" - Guttmann, sendo este considerado o pai dos Jogos Paraolímpicos.
Guttmann nasceu na cidade de Toszek na Alemanha. Fugido da perseguição aos judeus refugiou-se na Inglaterra em 1944. Quatro anos depois começou a realizar competições com veteranos da II Guerra Mundial, com lesões na medula óssea. O sucesso da competição foi tanto que fez com que tivesse lugar uma competição mundial nos mesmos moldes das Olimpíadas.
Em 1960 realizou-se a primeira versão dos Jogos Paraolímpicos em Roma e em 1976 os Jogos Paraolímpicos de Inverno, em Ornskoldsvik,- Suécia.

Modalidades dos Jogos Paraolímpicos - (Paraolimpíada), são:
Arco e Flecha, Atletismo, Basquete em cadeira de rodas, Boccia, Ciclismo, Esgrima, Futebol de 5, Futebol de 7, Goalball, Halterofilismo, Equitação, Judo, Natação, Rugby, Ténis de Mesa, Ténis em cadeira de roda, Tiro, Vela e Voleibol .

Os Jogos Paraolímpicos de Verão de Pequim 2008, serão realizados entre 6 e 17 de Setembro.
Data da cerimónia de Abertura - 6 de Setembro, no Estádio Olímpico de Pequim ( estádio Nacional de Pequim) – “Ninho de Pássaro
Data da cerimónia de Encerramento - 17 de Setembro de 2008.
Por: Carlos Fernandes aluno de Desporto na E.S.E.B.

Travessia da Ponte do Freixo de Bicicleta

Amigos desportistas, pela primeira vez o M Ecobike conseguiu autorização para atravessar a Ponte do Freixo de Bicicleta, este é um meio de transporte cheio de vantagens, económicas, ambientais e de saúde.

Por esta razão convido a participarem e a divulgarem. Este também é dos poucos eventos desportivos totalmente gratuitos para os participantes.

São várias as razões para participar.

Esta iniciativa é organizada pelo terceiro ano consecutivo e está englobada na Semana Europeia da Mobilidade, ou seja, organiza-se em todas as grandes cidades europeias.

Obrigado.

Marco Pereira

Dia 28 de Setembro limite 1500 participantes.

Participem e Divulguem

Recebida por E-mail

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Noticia de última Hora - Jogos Olímpicos de 2012.

Comité Olímpico de Portugal - COP, prevê um investimento de 12 milhões de euros para preparar Londres’2012 .
O COP vai apresentar ao Governo um anteprojecto do Programa de Preparação Olímpica para o período de 2012 a 2016, em que, entre diversas alterações ao actual estatuto, preve que cada atleta/medalha olímpico deverá passar a receber 1.500 euros por mês de bolsa, em vez de 1.250 actuais. Para os finalistas (classificados até ao 8º. lugar) serão 1.200 euros mensais e 900 euros para os semifinalistas (até ao 16º.).
Os atletas que tenham conseguido o acesso aos Jogos Olímpicos passará a receber 600 euros, e está ainda prevista a criação de um quinto nível, destinado às Esperanças Olímpicas.
O programa divide-se em três projectos, sendo o mais substancial o destinado a preparar a participação nos Jogos de Londres’2012, que deverá merecer um investimento de 12 milhões de euros.

In: "O Jogo" – 187/24 de 26 de Agosto
Bom dia.

A SportTeam vêm por este meio convidar todos os que gostam de BTT, a participar na 2ª edição do BTT Terras do Egas/Crédito Agrícola a 26 de Outubro de 2008.


Este ano temos o prazer da nossa prova fazer parte do calendário do CAMPEONATO FORUMBTT DE MARATONAS




Informamos que as inscrições já se encontram abertas em http://www.advps.org/


Video Promocional do evento em: www.youtube.com/watch?v=XrYDs4NqUWA


Ficamos aguardar a vossa inscrição.


Nuno Barbosa


SportTeam – BTT Terras do Egas / Crédito Agrícola

Recebida por E-mail

domingo, 24 de agosto de 2008

Festa de Encerramento dos Jogos Olimpicos de Pequim

Pequim despediu-se hoje dos Jogos Olímpicos com um fantástico espectáculo de teatro e acrobacias, numa mistura de ópera e estrelas do futebol, rock e folclore chinês, durante uma cerimónia de encerramento em que a porta-bandeira de Portugal foi Vanessa Fernandes.
O " Ninho do Pássaro" encheu-se com cerca de noventa e uma mil pessoas para assistirem a mais um magnifico espectáculo de luz e cor.

Durante dezasseis dias de Actividade Desportiva, milhares de atletas oriundos de vários países deram o seu melhor e tentaram representar o seu país da melhor forma, com medalhas e recordes alcançados, por alguns.
No que diz respeito a Portugal, ouro para Nelson Évora, prata para Vanessa Fernandes, e Gustavo Lima, quarto na vela, foram os únicos portugueses a confirmar valor na elite internacional nos Jogos Olímpicos, enquanto que Naíde Gomes, Telma Monteiro e Francis Obikwelu não alcançaram os seus objectivos pessoais nem Nacionais.

Seguem-se os cinco melhores países nos Jogos Olímpicos de 2008:

China – Ouro 51, Prata 21, Bronze 28;
Estados Unidos da América – Ouro 36, prata 38, bronze 36;
Rússia - Ouro 23, Prata 21, Bronze 28;
Grã-Bertanha - Ouro 19, Prata 13, Bronze 15;
Alemanha - Ouro 16, Prata 10, Bronze 15.

Fica a expectativa para Londres 2012. Não vai ser fácil superar os Jogos Olímpicos de Pequim. Uma organização eficiente e resultados desportivos muito relevantes, com novas marcas mundiais e Olímpicas que não serão fáceis de igualar.
Para Londres fica ainda a esperança do regresso de Phelps – "O Tubarão Olímpico" e Bolt.
Para Portugal, a experiência revelou que também se devem gerir as expectativas.
Por: Carlos Fernandes/Alunos de Desporto na E.S.E.B.

24 anos mais tarde,

Carlos Lopes, o primeiro Campeão Olímpico Português presenciou hoje (24/08/2008) à cada do seu recorde Olímpico da Maratona, alcançado em Los Angeles 84, com o tempo de 2h.09m.21s.
24 anos mais tarde Carlos Lopes dá os parabéns ao novo recordista, ao atleta Queniano – Samuel Kamau Wansiru." Teve Coragem, arriscou e parabéns, foi um grande vencedor", disse Carlos Lopes.

O antigo atleta do Sporting acrescenta ainda: "Fui para a maratona para ser Campeão Olímpico, o recorde foi por acréscimo. Por isso não há mais nada a dizer. Não estou nada frustrado. Quando vi o ritmo a que ia aos 36 quilómetros, logo percebi que o recorde ia cair, se não houvesse nenhum problema com o atleta".

Carlos Lopes, no entanto admite que gostaria ver por mais quatro anos vingar o seu recorde.
Diga-se que Samuel Wansiru, o novo recordista Olímpico da Maratona, de Pequeim 2008, fez o tempo de 2h.06m.32s, retirando assim 2m.49s ao antigo recorde de Carlos Lopes.
Por: Carlos Fernandes/ Aluno de Desporto na E.S.E.B.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Resposta ao comentário sobre Distensão Muscular

Como forma de resposta a um "comentário/pergunta" efectuado ao artigo postado com o tema "Distensão Musculares" passo a responder desta forma:

O corpo humano tem mais de 200 músculos, cada um formado por milhares de fibras longas e finas, que se contraem e relaxam para gerar movimentos. As lesões musculares são alterações na estrutura do músculo, podendo ter inúmeras causas. Entre as principais estão:
O treino físico inadequado, traumas, uma contracção acentuada do músculo, o frio, erros posturais e até mesmo a desidratação e alimentação inadequada. Costumam provocar inflamação, aumento da temperatura local, inchaço, dor e dificuldades de movimentos.

Há dois tipos de lesões musculares:

As causadas por trauma directo e as decorrentes de um trauma indirecto. Sempre que um músculo é submetido a um trauma sofre uma alteração, temos desta forma o trauma directo. Já a lesão indirecta, ou ruptura muscular, acontece quando há estiramento (ou alongamento) das fibras musculares, para além da sua capacidade normal.

O trauma directo é quando um músculo é atingido por um agente externo, como um pontapé, uma joelhada, um muro, etc.
O torcicolo geralmente é provocado por uma contractura muscular na região do pescoço, que pode ter diversas origens como um mal jeito, sensibilidade ao frio ou problemas posturais. O tratamento de uma forma geral, combina com o uso de medicamentos como relaxante muscular, anti-inflamatórios, analgésicos e utilização da fisioterapia.

Outro problema que pode ter inúmeras causas é a lombalgia, mais conhecida como dor nas costas. Entre as causas está o esforço em flexão, que é quando uma pessoa inclina muito o tronco para frente. Pode ocorrer também quando a pessoa, mesmo estando bem posicionada, faz um esforço muito elevado, não usual, como, por exemplo, empurrar móveis, carregar peso excessivo, ou trocar um pneu. Dormir em colchões inadequados, adoptar má postura no serviço ou excesso de gordura abdominal, que altera o centro de gravidade do corpo, exercendo uma sobrecarga constante sobre a musculatura lombar, também favorecem ao surgimento de lesões.
Mas a dor lombar pode ter outra origem. Pode ser provocada por problemas nos discos intervertebrais como compressão, o deslocamento - ou protusão - ou rachadura, a chamada hérnia de disco. Ou por desvios posturais, como a escoliose, ou a lordose, etc.

A ruptura muscular, popularmente conhecida como distensão muscular, é uma lesão indirecta com 3 graus de gravidade.

1º grau - há rompimento de um número reduzido de fibras, causando dor imediata, porém pequena e costuma desaparecer em 15 dias.

2º grau - a quantidade de fibras rompidas é maior. Na hora que a ruptura acontece a pessoa tem a sensação de que alguma coisa "rasgou" ou que foi atingida por uma pedrada, o tratamento costuma demorar de 30 a 60 dias;

3º grau - o músculo sofre a ruptura total, há um grade derrame de sangue. Geralmente a solução é cirúrgica.

O procedimento padrão adoptado para o tratamento das lesões musculares é a aplicação imediata de gelo, por trinta minutos, no local afectado, sendo o mesmo repetido a cada 3 horas nas primeiras 24h, elevação do membro afectado, juntamente com aplicação de ligadura.

Assim que a dor e o inchaço diminuem, deve-se movimentar a área lesada. Isto é importante para evitar a perda de força muscular até mesmo uma atrofia muscular, que podem ocorrer após um período de imobilização. Dependendo do caso, o médico deve indicar o tratamento fisioterápico para acelerar a recuperação.

Na maioria dos casos, o prazo médio de restauração completa de uma lesão muscular pode variar entre 15 e 60 dias.

Espero desta forma ter respondido à questão apresentada pelo anónimo no artigo "Distensão muscular" no dia 2 de Outubro de 2007.
Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Analise os seus Pés – Teste do Pé Molhado

Ao sair do banho, verifique a forma das pegadas que os seus pés molhados deixam no chão seco.

1º- Se a parte carnuda a seguir aos dedos, o calcanhar e o bordo exterior do pé ficarem marcados, mas o arco do pé não for visível, os seus pés devem ter arcos normais.

2º- Se todo o pé, incluindo o arco, ficar marcado, pode ter pé chato e rodar demasiado o pé para dentro quando anda (pronação excessiva).

3º - Se as marcas do calcanhar e parte carnuda da frente do pé parecerem separados, o arco do pé pode ser muito pronunciado, causando uma supinação, ou pronação reduzida.

Por Carlos Fernandes/ Aluno de desporto na E.S.E.B.

Menino d`Ouro - Nelson Évora

Nelson Évora, recordista nacional do triplo salto e campeão do mundo em Osaca, no Japão, em 2007, conquistou hoje a medalha de ouro na final da modalidade, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008 com a marca de 17m67cm, sendo esta a sua melhor marca do ano, alcançada ao quarto ensaio.
"O Menino d`Ouro" conseguiu "voar" dentro do estádio de " Ninho de Pássaro", deixando para traz o Britânico Phillips Idowu, e Sands, das Bahamas.
Desta forma, Portugal, nos Jogos Olímpicos da Idade Moderna soma quatro medalhas de ouro, sendo elas alcançadas por:
Carlos Lopes, na Maratona – Los Angeles, 1984,
Rosa Mota, na Maratona – Sheul, 1988,
Fernanda Ribeiro, nos 10.000m, Atlanta 1996.

Nelson Évora não conseguiu esconder as emoções (lágrimas de alegria) no seu sexto e último salto.
Parabéns ao Nelson e parabéns para Portugal.

Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Os Campeões Também Sofrem.

A atleta Portuguesa de triatlo, (competição composta de 1.500m de natação, 40.000m de ciclismo e 10.000m de atletismo), Vanessa Fernandes, com 22 anos de idade, sagrou-se na madrugada de segunda-feira – 18/08/2008, vice-campeã olímpica, oferecendo desta forma a primeira medalha a Portugal, nos Jogos Olímpicos de Pequim - 2008.

A Australiana Emma Snowsill conquistou a medalha de ouro com o tempo de 1h58m27s, seguida logo por Vanessa Fernandes, com 1m.06s a mais, cabendo-lhe assim a medalha de prata. No terceiro lugar ficou outra Australiana, Emma Moffatt, a 1m28s da sua compatriota.

A “Menina de Prata” dedicou esta medalha á «família e amigos» e disse estar aberta «uma nova etapa» na sua vida.
A triatleta declarou que a ausência de uma companheira de equipa tornou tudo «mais complicado», principalmente perante a força da dupla Australiana.«Fazer a prova sozinha é muito complicado. Tentei liderar na bicicleta e acabei por não conseguir e, depois, na corrida, não me senti bem nas primeiras voltas. Quando consegui impor o meu ritmo, tudo se tornou mais fácil», declarou ainda a atleta.

A triatleta Portuguesa, é agora vice-campeã Olímpica.
Parabéns Vanessa Fernandes e parabéns a Portugal.


Por: Carlos Fernandes/aluno de Desporto na E.S.E.B.

domingo, 17 de agosto de 2008

PHELPS - "O Tubarão Olímpico 2008"

O Norte-americano, Michael Phelps foi a afigura de destaque das provas de natação dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, pois diga-se, que este atleta estipulou como a sua marca, o alcance de oito medalhas de ouro nestes Jogos Olímpicos, e como o prometido é devido. Phelps – "O Tubarão Olímpico", conseguiu conquistar oito medalhas de ouro, superando a histórica marca de seu compatriota Mark Spitz, de sete, vigente desde a edição de Munique, em 1972.

No "Cubo de Água", "O Tubarão Olímpico" já tinha ganho com recordes Mundiais:
- 400 estilos (4m03,84s),
- 4x100 livres (3m08,24s) - com a preciosa ajuda de Jason Lesak
- 200 livres (1m42,96s),
- 200 mariposa (1m52,03s),
- 4x200 livres (6m58,56s)
- 200 estilos (1m54,23s),
- e os 100 mariposa (50,58s), com recorde olímpico.

Magnifica a sua prestação, neste Jogos Olímpicos de 2008.

«Queria muito fazer algo inédito», diz Michael Phelps, mas tudo isto é fruto de muito trabalho e um elevado espírito de equipa.
Por: Carlos Fernandes/aluno de Desporto na E.S.E.B.

sábado, 16 de agosto de 2008

O Sonho de Francis Desapareceu.

Uma das esperanças Portuguesas à conquistar de uma medalha, nos 100 m, nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, viu esta hipótese desaparecer ficando em sexto lugar, ao fazer o tempo de 10s.10.
A meia-final onde Francis Obikwelu participou foi ganha pelo Jamaicano – Asafa Powell com a marca de 9s.91. Diga-se, uma das series mais fortes dos 100 m.
A segunda serie foi ganha por outro Jamaicano, recordista mundial – Usain Bolt.
De salientar, que nem mesmo o campeão do mundo, o Norte–americano Tyson Gay conseguiu qualificação para a fase final.
A Francis Obikwelu restava-lhe a possibilidade de poder alcançar um lugar de destaque nos 200 m, mas depois de ter sido afastado da final dos 100 metros, anunciou publicamente que vai abandonar a competição e já não participará nas eliminatórias dos 200 metros.
Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

Quatro Casos de Doping em Pequim 2008

O Comité Organizador dos Jogos Olímpicos de Pequim, apresentou a público na passada Sexta-feira mais dois casos de doping. Desta vez nas modalidades de Tiro e Ginástica Artística. Somados aos casos do Ciclismo e no Beisebol. Desta forma são já conhecidos quatro exames positivos para doping, em Pequim 2008.
O Norte–coreano, (Jong-Su Kim) medalha de prata na prova de tiro e bronze na pistola de ar a 10 m. "Após ter resultado positivo em teste para o beta-bloqueador propranolol, substância que diminui o ritmo cardíaco, reduzindo a possibilidade de o atleta tremer no momento do disparo". Perdeu as duas medalhas e foi excluído dos Jogos Olímpicos.
Outro caso foi o da atleta Vietnamita (Thi Ngan Thuong Do), na ginástica artística, que não ganhou medalha em Pequim. A atleta usou furosemida, substância diurética que pode ser usada para mascarar outras drogas.
Ao que apuramos, no caso da ginasta, a comissão acredita que foi um exemplo de falta de informação, já que a droga também é usada para diminuir a tensão pré-menstrual. "Na minha interpretação, este é um problema que resulta da desinformação da atleta, sem conhecimento do que tomar" ,afirmou Ljungqvist.


Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Estádio Municipal de Vila-Flor ...

Estádio Municipal de Vila-Flor não é uma miragem.

O Vila-Flor S.C. vai ficar com umas instalações soberbas para a Prática Desportiva.

O Estádio localizado junto às Piscinas Municipais descobertas de Vila Flor, está quase concluído faltando apenas aprontar a pista de Atletismo.

Está de parabéns a Autarquia de Vila-Flor, e que estas instalações sejam o renascer do desporto nesta localidade.
Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto da E.S.E.B.

Torneio Beira Grande 2008

O Torneio - Quadrangular da Beira Grande já começou e ao que sabemos começou mal para os Veteranos de Carrazeda de Ansiães, que frentes ao Veteranos do Vila-Flor S.C. perderam por duas bolas a zero. Assim, o Vila-Flor S.C. vai disputar a final frente à equipa anfitriã – Beira Grande, no próximo Sábado dia 16 de Agosto.
Informação gentilmente fornecida por um jogador participante no torneio.

Esperamos que o evento decorra da melhor forma, que que seja uma verdadeira Festa de Futebol para todos os participantes.
Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

O «Cubo de Água», a fantástica estrutura - Piscina Olimpica, que recebe a natação em Pequim, já assistiu à queda de oito recordes mundiais e dezasseis olímpicos, em apenas três dias de natação nos Jogos Olímpicos, quatro deles com a participação do Norte-Americano Michael Phelps.

Mais informamos que este atleta já arrebatou duas das oito medalhas que se propôs conquistar.
Começou por bater o recorde Olímpico dos 400 metros estilos, isto no Sábado, e Domingo, na final superou o máximo mundial da mesma prova que lhe pertencia.

Hoje, Michael Phelps ajudou o quarteto do seu país a bater o recorde do Mundo dos 4X400 metros livres. Na parte da tarde, bateu o recorde Olímpico dos 200 metros mariposa, nas eliminatórias.

Pelo Caminho vão ficando os Portugueses, no Judo, na esgrima.
De salientar a ciclista espanhola Maria Isabel Moreno que testou positivo no controle antidoping realizado na Vila Olímpica no dia 31 de Julho e protagoniza assim o primeiro escândalo das Olimpíadas-2008.
Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto da E.S.E.B.

domingo, 10 de agosto de 2008

Tocha Olímpica - Pequim 2008

O design da Tocha Olímpica foi efectuado tendo como base os tradicionais pergaminhos e usou um desenho chinês tradicional conhecido como "Nuvens Propícias" A tocha foi projectada para permanecer acesa sob ventos de 65 Km/h e sob chuva de 50 mm/h.
A alternância pelo mundo, com o tema Jornada da Harmonia, durou 130 dias para levar a Tocha Olímpica por 137.000 km, a maior distância já percorrida pela Tocha Olímpica desde que esta tradição começou nos jogos de Berlim em 1936.
A Passagem deste testemunho começou no dia 24 de Março de 2008 em Olímpia - Grécia.
Desde então, peregrinou através da Grécia até o Estádio Panathinaiko em Atenas e, a partir daí, para Pequim, chegando no dia 31 de Março.
De Pequim, a Tocha iniciou sua rota passando por cada continente, excepto a Antártida. A tocha visitou cidades situadas na antiga Rota da Seda, simbolizando o antigo elo de ligação entre a China e o resto do mundo. Um total de 21.880 pessoas, foram seleccionadas para efectuar a mais importante passagem de testemunho.
Um momento especial desta alternância foi a subida ao topo do Monte Everest, percorrendo 108 km até alcançar 8.300 metros de altura em relação ao nível do mar. Toda esta caminhada também foi marcada por protestos pedindo a libertação do Tibet e o respeito aos Direitos Humanos.
Informação com base em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jogos_Olímpicos
Ao som de 2008 tambores, China deu inicio no passado dia 8 de Agosto, ao maior acontecimento Desportivo do Planeta Terra – Jogos Olimpicos de Pequeim 2008.
A cerimonia começou com contagem regressiva realizada através de um jogo de luzes e fogos de artifício, que deram início aos tradicionais discursos de boas-vindas e à entrada da bandeira nacional.
O público colocou-se de pé para cantar o hino nacional sob o olhar do presidente Hu Jintao.
Dezenas de chefes de Estado e de Governo assistiram à cerimonia de abertura dos Jogos Olímpicos de Pequim, entre outros, os presidentes de Estados Unidos, George W. Bush, da França, Nicolas Sarkozy, e do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Desfilaram nestes Jogos Olímpicos 204 países, num estádio com um total de setenta mil pessoas que participaram na festa de mais de três horas, sob o olhar atento de nove mil soldados, com a colaboração de quase dois mil e quinhentos voluntários.


O ex-ginasta chinês Li Ning foi o último atleta do revezamento a portar a Tocha Olímpica e o encarregado de acender a "Pira do Jogos Olímpicos de Pequim-2008", que foi um momento sublime.


O "abcdesporto" deseja felicidades a todos os atletas Olímpicos especialmente aos atletas Portugueses.


Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto da E.S.E.B.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Futebol em Beira Grande

Vai ter lugar nos dias 9 e 16 de Agosto, do ano em curso o 1º Quadrangular de Futebol de Onze –Veteranos, na Aldeia de Beira Grande.

Equipas Participantes:
- Beira Grande
- Veteranos do F.C.C.A.,

- Guarda Nacional Republicana de Carrazeda de Ansiães,

- Veteranos do Vila-Flor S.C.

Esperamos que seja uma verdadeira Festa do Futebol.


Não fique em casa. Vá ver como a "malta mais velha" desfruta praticando futebol.


O "abcdesporto" felicita a organização deste evento.

Por: Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Está a decorrer desde o dia 3 de Agosto de 2008, e prolongar-se-á até ao dia 15 do mesmo mês o II Torneio do Pinoco em Futsal, realizado na Aldeia de Fonte Longa.

O evento está a decorrer com a presença de 8 Equipas divididas em dois grupos, os quais passamos a apresentar:


GRUPO A -Bairro Alto, Fontelonga, Putos, Parambos.
GRUPO B – Folgares, Pegarinhos, Pub Luar, Pinoco.


Os Jogos estão a decorrer no Polidesportivo da Aldeia, entre as 21 e as 22 horas.

As equipas contam com o seu apoio.
Por: Carlos Fernandes/aluno de Desporto na E.S.E.B.

II Torneio do Pinoco - Fonte Longa 08

No próximo dia 10 de Agosto vai ter lugar na Aldeia de Fonte Longa, mais propriamente, no parque de Merendas desta localidade o II Torneio do Pinoco - Malha e Fito.

Prémios da Malha:

1º Lugar - 2 Presuntos,
2º Lugar - 2 Queijos de Ovelha,
3º Lugar – 2 Galos,
4º Lugar
– 2 Kg de Salpicão.

A organização convida todos os amantes dos Desportos Tradicionais a participarem neste Evento Desportivo-Cultural.
O "abcdesporto" felicita a organização do evento pela iniciativa.




Por: Carlos Fernandes/ Aluno de Desporto na E.S.E.B.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Maratona em Btt em Barcouço/Mealhada.14 de Setembro

O Planalto irá promover mais uma Maratona em Btt em Barcouço/Mealhada.
Serão promovidas duas distâncias 40 e 60Km, de dificuldade idêntica, uma vez que a parte final será rolante e mais suave.

Trata-se de um percurso misto maratona/cross-country, situado na base do Buçaco, por zonas de pinhal e vinha, tendo zonas rolantes, zonas técnicas mas sempre bastante rápido, onde se têm obtido no final médias de 22Km/h. Um bom local de avaliação e de treino para quem gosta de competir e um percurso agradável para quem vem para manter a forma e conhecer outros locais .Serão mantidas várias passagens pelos aglomerados urbanos, pois pretende-se também promover e demonstrar a espectacularidade da modalidade em Btt bem como cativar novos praticantes.

À data de envio desta informação, aguardamos da Federação Portuguesa de Ciclismo a autorização para incluir a XCM#6 da Taça de Portugal neste evento, que a acontecer, a distância maior será alterada para 70Km.


Informações adicionais em http://www.planaltoadr.blogspot.com/ e telemov. 966 341 433


Recebida por E-mail