segunda-feira, 30 de junho de 2008

Estado psicológico de um atleta após uma lesão.


O modelo de Grief Reaction, proposto por Kubler-Ross (1969) afirma que as respostas psicológicas do desportista à lesão passam por um processo sequencial através de etapas específicas.
Assim, logo após sofrer uma lesão, o atleta entra numa fase de negação. Em choque não acredita que a lesão possa ter acontecido consigo e tende a negar-lhe a importância. Depois de tomar consciência da situação, instala-se um estado de raiva. A agressividade do atleta perante as pessoas à sua volta pode ser uma constante. Passa-se então à fase da barganha. Nesta, o atleta parece querer negociar consigo mesmo, (se me recuperar, treinarei todos os dias com muita intensidade).
Na etapa seguinte, o atleta reconhece a lesão e as suas consequências, toma consciência da falta de possibilidade da sua participação no desporto ou actividade física, passa por um período de depressão e incerteza sobre o seu futuro no desporto. E, por último, segue-se a fase de aceitação, em que o atleta aceita a lesão e passa a estar pronto para o processo de retorno à actividade física.

Por Carlos Fernandes/Aluno de Desporto na E.S.E.B.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Futebol - da Formação ao Rendimento


O Departamento de Ciências do Desporto e Educação Física da Escola Superior de Educação de Bragança vai levar a efeitos no próximo dia 25 de Junho, no Auditório ESTIG do IPB, uma conferencia de Futebol com o Tema " da Formação ao Rendimento". A acção tem início às 14:h30m e termina por volta das 19:h30m.
Vão estar presentes os seguintes conferencistas:
Travessa Martins – Prof. EF. Director e Coordenador Técnico da Escola de Futebol “ Os Fintas”
Mestre Rui Pacheco – Técnico da Escola de Futebol Hernâni Gonçalves,
João Eusébio - Director Geral e Treinador Principal do Rio Ave F.C.,
Pedro Teques – Psicólogo em Desporto.
Não perca esta conferência.

Nota - Para ampliar a imagem basta clicar em cima da mesma.

Recebida por E-mail.

terça-feira, 24 de junho de 2008

Caminhada no Vimeiro/Lourinhã


Caros Amigos,
Venho convidá-los para mais uma caminhada que se irá realizar no próximo domingo, dia 29 de Junho, no Vimeiro, concelho de Lourinhã. O ponto de encontro será às 09h45m no parque de estacionamento perto do Monumento Comemorativo da Batalha do Vimeiro, na localidade do Vimeiro.
Para chegar ao Vimeiro (a 60 km de Lisboa) deverão munir-se de um bom mapa e:
Seguir pela A8 Loures-Leiria;
Na A8, sair na indicação para a N8-2/Lourinhã (depois de passar as saídas de Torres Vedras);
A seguir às portagens virar à esquerda na direção de Lourinhã/Vimeiro;
Circular sempre em frente e depois a seguir à Quinta do Paio Correia, virar à esquerda na direcção de A-dos-Cunhados;
A seguir a A-dos-Cunhados, chegam ao Vimeiro, onde deverão perguntar onde se localiza o Monumento.
É necessário trazer botas ou ténis de montanha. Saliento que não existe seguro, pelo que todo o cuidado é pouco. Devem também trazer almoço tipo piquenique, saco para guardar o lixo, protector solar, roupa confortável e cantil com água. Não é necessário inscrição, basta aparecer no dia e no local, às 09h45m. A caminhada realiza-se mesmo que chova optando-se, neste caso, por um percurso mais curto. Podem divulgar esta mensagem junto dos vossos amigos, pois a caminhada é aberta a todos e é gratuita. A partida será às 10h00m e prevê-se terminar a caminhada por volta das 17h00m. A extensão ronda os 20 km e a dificuldade é média.
Relembro que em Dezembro próximo (na altura dos feriados) teremos a nossa viagem de aventura a terras da Tanzânia, onde iremos fazer safaris nos Parques Naturais de Manyara, Tarangine, Ngorongoro e Serengueti para ver animais no mais puro estado selvagem. Visitaremos também uma aldeia da tribo Maasai. Faremos ainda algumas caminhadas no Quilimanjaro (rota Machame), e por último desfrutaremos de uns dias de praia na antiga ilha portuguesa de Zanzibar, onde Vasco da Gama chegou em 1499. Se quiserem participar, contactem-me para saber mais informações!
Um abraço e até domingo!
Fernando Brioso

Campeonato do Mundo Btt ValDi Sole


A nossa selecção está a dar bons resultados até ao momento?

Destacar no momento: (ultima Hora)

David Rosa e Tiago Ferreira cumprem expectativas (cross-country olímpico (XCO) no escalão sub-23)
downhill
Gee Atherton acaba de vencer à momentos a manga final do Campeonato do Mundo, sagrando-se assim o mais recente Campeão do Mundo, sucedendo a Sam Hill que desta vez registou o 3º posto, mesmo com um azar pelo meio.

Poderam acompanhar na Sport Tv 3
- Sport TV3 SAB Junho 21 2008 11:40 - 14:45 - Directo
- Sport TV3 SAB Junho 21 2008 21:30 - 22:30 - Diferido (Four Cross)
- Sport TV3 DOM Junho 22 2008 13:10 - 15:30 - Directo
- Sport TV3 DOM Junho 22 2008 16:00 - 18:00 - Diferido

Não é só no futebol que a nossa selecção precisa de apoiantes

Força Portugal

--
Boas Pedaladas
BttStarBiker.com

domingo, 22 de junho de 2008

Costas direitas e em Forma


Prevenir a primeira crise de dor das costas é impossível. No entanto, a prevenção de episódios futuros depende de cada um de nós. Assim convém que sejamos activos. O Exercício e a actividade física são fundamentais. Também não devemos esquecer que deve ser acompanhada por um fisioterapeuta.
Se estiver muito tempo sentado, coloque um pé à frente do outro, para aumentar a base de sustentação do corpo. Quando for às compras, transporte um saco em cada mão. Se for estudante, carregue a pasta ao ombro, alternadamente, ou atrás das costas com menor peso possível. Prefira roupa prática e não calce sapatos de salto alto.
A postura correcta e a prática regular de um desporto desde tenra idade são essenciais para manter as costas em forma.
Na figura da esquerda pode ver a forma de desempenhar tarefas diárias correctamente e prevenir a dor das costas.
Siga estes conselhos e divulgue-os.
Por Carlos Fernandes/ alunos de desporto na E.S.E.B.

sábado, 21 de junho de 2008


2ª Maratona BTT Rally FAFE

Pura Adrenalina
Uma Maratona de 80 km que só tu podes desejar....
...e uma Meia-Maratona que podes apreciar!!

Não tens motivo para ficares em casa.

Mais informações no site oficial da Maratona de Fafe, em www.srcepanense.com/m08

A Festa vai começar...
É com muito gosto que no dia 12 de Julho nos encontramos em Fafe, a diversão e o convívio estão garantidos!

Melhores cumprimentos Rinusoides

Recebida por E-mail

terça-feira, 17 de junho de 2008

Despedido dos Veteranos...



Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães despede director/sócio/jogador.
Acabamos de saber por fontes fidedignas que a actual Direcção do Futebol Clube de Carrazeda – F.C.C.A obrigou, diga-se mesmo "obrigou," a afastar das suas fileiras desportivas, um director, sócio e jogador dos Veteranos – F.C.C.A.. Ao que sabemos, foi imposta à equipa de Veteranos – F.C.C.A. o afastamento de um homem que muito deu ao Clube Local, quer nas camadas jovens, quer mesmo nos veteranos, onde ATÉ À BEM POUCO TEMPO PAGAVA PARA JOGAR no respectivo Clube. Assim a Direcção do F.C.C.A. daria todo o apoio à equipa de Veteranos – F.C.C.A., para entrar em competição, caso esta despedice um elemento.Terá isto, algum jeito!?
Se estamos certos de tal acontecimento e se a nossa fonte de informação não nos engana, meus senhores, são lamentáveis atitudes deste género! Qual será o significado da palavra DIRIGISMO para alguns Directores? Será que "estes pomposos do desporto local", como se acham, conhecem os estatutos do clube que lideram? Não me parece! No entanto, não me admira este tipo de atitudes. Outras situações idênticas têm acontecido e nada se tem feito para as mudar.
Desconhecerão eles os estatutos do Clube? Ou simplesmente ignora-os! Se assim é, incorrem num grave erro.
Analisando os artos. 7º e 8º dos respectivos estatutos, podemos concluir que o acto poderá deixar de ter efeitos imediatos, devido ao facto de não terem em conta os mencionados artigos, senão vejamos:
O artigo 7º do Capitulo primeiro (Penalidades), dos Estatutos do F.C.C.A., diz que:
"Aos associados que faltarem ao cumprimento dos seus deveres, podem ser aplicadas as seguintes penalidades:
1. Advertência, (Quando? Pelo que se sabe nunca foi advertido),
2. Suspensão dos direitos sociais pelo período de 30 a 60 dias, ( Quê?... Nunca lhe foi imposta qualquer suspensão),
3. Exclusão"- (Imposta sem que a pessoa em causa tenha conhecimento oficial e possa apresentar a sua defesa)
O art 8º (Motivos das Penalizações), do mesmo diploma descreve, passo a citar:
"Constituem motivo de aplicação de penalidade:
1.Deixar de pagar sem justificação, três quotas consecutivas; (quem estaria em condições de pertencer ao clube?),
2.Ofender por actos, palavras, ou qualquer outro modo os corpos gerentes, algum dos seus consórcios, ou não acatar as advertências da Direcção, (a nosso ver, sempre foi correcto),
3.Demonstrar falta de correcção dentro da sede Social, ou praticar quaisquer actos que, embora não previstos nos respectivos estatutos, possam contribuir para o descrédito e prejuízo do Clube. (só se for, por dizer as verdades, que possam ofender certas "individualidades"),
4.Causar quaisquer danos ao Clube e recusar-se à respectiva indemnização."( esta, nem tão pouco se aplica ao que sabemos).
Importa ainda salientar que segundo a Lei Constitucional nº 1/2005 de 12 de Agosto (sétima revisão Constitucional) Artigo 79.º- Cultura física e desporto, documenta que:
1. Todos têm direito à cultura física e ao desporto.
2. Incumbe ao Estado, em colaboração com as escolas e as associações e colectividades desportivas, promover, estimular, orientar e apoiar a prática e a difusão da cultura física e do desporto, bem como prevenir a violência no desporto.
Meus senhores, mais uma vez concluímos que, o nosso Desporto, o nosso Clube/pessoas, porque são elas que o constituem/representam, anda por maus caminhos e gerido por mentes vingativas. É hora de se pensar no " Futuro Desportivo da nossa Terra" e acabar com a violência psicológica desportiva.

Por: carlos Fernnades/aluno de Desporto da E.S.E.B.

sábado, 14 de junho de 2008

Força! Portugal


Portugal entra com o "Pé Direito" no Euro 2008, ao bater no primeiro jogo a Turquia por duas bolas a zero, seguiu-se a República Checa por três bolas a uma, e esperamos que Portugal nos ofereça uma vitória frente à Suíça.
Lamentamos o facto dos meios de comunicação social lançarem a notícia da possivel saída do Seleccionador Nacional – Filipão, rumo ao Chelsea.
O "Infordesporto" adianta a seguinte noticia:" A conferência de Imprensa do seleccionador desta noite, em Basileia depois do treino no... La Maladière, está a gerar grandes expectativas, por ser a primeira vez que vai falar depois de anunciada a ida para o Chelsea. Vai coincidir com as horas dos principais telejornais das televisões portuguesas."

Por Carlos Fernandes/Aluno de desporto na E.S.E.B.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

BTT - Fafe


Caros BTTistas inscritos!
De forma aperfeiçoarmos a organização das inscrições pedimos a todos o favor de:
- Todos os participantes na Maratona e Meia Maratona que já tenham pago, devem consultar a lista de inscritos no site www.srcepanense/m08.
- No caso de não se encontrar validada a sua inscrição no site, pedia-lhes o favor de enviar o mais breve possível o comprovativo de pagamento, + o NOME completo da Inscrição para o e-mail bttrinus@gmail.com, ou para o Fax: 253 591 517, de maneira a podermos regularizar o estado da inscrição e atribuir-lhe o dorsal.
- Não será aceite mais inscrições, depois do dia 07 de Julho, sendo o limite para o pagamento também ate ao final do dia 07 de Julho.
- Não é possível nos dias seguintes, validar a sua inscrição, por motivos de logística e de software.
Se tens duvidas ou pretendes algum esclarecimento adicional, contacta-nos para o e-mail bttrinus@gmail.com ou para 964 497 169 ou 914 890 442.
A Festa vai começar...
É com muito gosto que no dia 12 de Julho nos encontramos com vocês em Fafe, a diversão e o convívio estão garantidos!

Recebida por E-mail

sábado, 7 de junho de 2008

Bragança - "Crescer Jogando 2008"



Está a decorrer (dias 7 e 8 de Junho), no Estádio Municipal de Bragança o Torneio Internacional de Futebol com o tema "Crescer Jogando 2008", evento orientado pelo Professor Quina, com a colaboração dos alunos do 1º ano de Desporto, da Escola Superior de Educação de Bragança.
A actividade conta com a participação de 11 Equipas (Ases São Jorge, Crescer, Diogo Cão, Maia F.C., Fintas, Hernâni Gonçalves, Juventude de Gaula, Montes de Vinhais, Rosa Náutica, S.L. Benfica e Zamora F.C.)
O Evento está a ser organizado em duas series (A e B) e por Escalões (Minis, Pré-escolas, Escolas e Infantis)
Estive presente e gostei de ver a forma como as crianças/jogadores desfrutam neste tipo de actividade. Não há preocupações tácticas e não há agressividade entre os garotos que têm um só objectivo comum, que é, jogar simplesmente à bola. Pode-se dizer que Bragança está de parabéns nesta Festa do Futebol –" Crescer Jogando 2008".

Por Carlos Fernandes/ Aluno de Desporto na E.S.E.B.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

BTT-Castro Monte Mozinho


O Clube BTT Castro MONTE MOZINHO assume a sua primeira grande organização no dia 6 de Julho.
As riquezas arqueológicas, os traçados carregados de beleza natural, fauna selvagem e os trilhos inesquecíveis espalhados pelas freguesias de Figueira, Oldrões e Valpedre receberão os "bttistas" que sejam seleccionados, estando a lista de inscritos limitada a 150 participantes.
Uma proposta de dificuldade média, com partida e chegada ao largo da Igreja da Freguesia de Figueira, uma das mais históricas freguesias do concelho de Penafiel, sendo actualmente a freguesia com menos habitantes de todas as que pertencem ao distrito do Porto, alternando paisagens rurais bucólicas e montes erguidos numa mescla de granito em grandes rochedos e pinheirais e eucaliptais de grande extensão.
O traçado, com 45 kms de extensão, terá passagem pelo chamado "ninho das águias", pelo Monte Mozinho e por locais de interesse histórico dentro dos limites de Oldrões e Valpedre, a freguesia vizinha, incluindo propriedades senhorias de índole medieval e, como corolário, com uma descida vertiginosa em single track pela rota dos 8 moinhos históricos, traçado que desemboca no coração da aldeia de Figueira.
O paddock da prova estará instalado no campo de futebol, junto à sede da Junta de Freguesia e ao parque de Merendas, incluindo bar de apoio, instalações sanitárias e assistência médica.

Aproveito para agradecer a excelente receptividade ao evento e o número substancial de inscrições que recebemos só nestes primeiros dois dias.

Saudações Desportivas!

NÉLIA M.PEREIRA
Secretária-Geral
www.bttmontemozinho.wordpress.com

Recebida por E-mail

quarta-feira, 4 de junho de 2008

Agenda de Actividade - BTT

Actualizem a vossa agenda para o mês de Junho. (estejam atentos porque está sempre a ser actualizada)

Boas pedaladas (Aguardamos as vossas reportagens)


Caros amigos,


Abraço

Boas Pedaladas
BttStarBiker.com

Mail: team.starbiker@gmail.com
Página: www.bttstarbiker.com
Fórum:bttstarbiker.livreforum.com

Recebido Por E-mail

terça-feira, 3 de junho de 2008

B.T.T. - Sempre a Comer Cereja do Fundão


Boa dia .
Esta em marcha a maior passeio de gastronómico em B.T.T. – sempre a comer Cereja do Fundão
Inscrições em : http://www.serra-aventura.pt/rota_cereja/index.asp
Todos os participantes vão receber:
• Almoço no restaurante das piscinas municipais;
• Uma T-Shirt alusiva a iniciativa;
• Uma Bolsa alusiva a iniciativa;
• Um cuvete de cerejas;
• Uma senha de desconto de 5 € para trocar em produtos na Festa da Cereja de Alcongosta;
Boas pedaladas.
Alberto Tadeia
Dep. Técnico
Coordenador de Recursos Humanos
Serra Aventura, Lda
Animação Turística
Alvará nº 20/2001
Tel : +351 275 772 101
Fax: +351 275 772 102
Tlm: +351 935 557 926
Msn: tadeia_serraventura@hotmail.com
Email: serraventura@mail.telepac.pt
http: www.serra-aventura.pt

Recebida por e-mail

domingo, 1 de junho de 2008

Veteranos- V.F.S.C.


Olá amigo Carlos e caros leitores do teu blog.
Queria registar o meu primeiro jogo pelo Vila Flor Sport Clube depois de ter sido "expulso" dos Veteranos do clube do meu coração, a seguir ao FCP claro, que é o Futebol Clube de Carrazeda de Ansiães.
Jogamos contra o Macedo de Cavaleiros, perdemos é certo ( 2-3 ), mas foi bom para mim, pois senti uma grande amizade de todos, até me confiaram a liderança da equipa, visto serem pouco experientes nestas andanças( é o primeiro ano que formaram equipa de veteranos ).
Deixo o calendário dos próximos jogos:

7 de Junho - Chaves em Vila Flor,
14 de Junho - Mogadouro em Mogadouro,
22 de Junho - Puebla em Espanha,
29 de Junho - Puebla em Vila Flor.


Na festa do Azeite ( 19 de Julho ) inauguração do sintético com o Boavista.

Depois de uma paragem em Agosto, em Setembro e Outubro, já estão agendados:

Valpaços, Mogadouro, Macedo, Chaves, Mirandela e Bragança.
" E assim se fazem as Coisas ........"

Um abraço amigo

José Alberto

Recebida por E-mail de José Alberto